Ligue ou faça-nos uma visita - 47 3525.3755 - consultoria@camperduaron.com.br

Começamos nossas viagens com o conjunto Carro e Trailer. Usávamos uma Pajero TR-4 2.0 Flex, 4×4, puxando um trailer Karmann Guia 380, pesando em torno de 1000 quilos. Fomos muito felizes com este equipamento. Rodamos mais de 4500 kms com ele, visitando Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

Nosso trailer sofreu muitas modificações, para atender nossos desejos de conforto e segurança, veja neste link. A Pajero também foi modificada no quesito segurança, já que puxava quase que o limite de sua capacidade nominal. Percebemos no decorrer de nossas viagens, que a velocidade média obtida ao final era muito baixa. A condução de um conjunto carro+reboque sofre muito com as condições de nossas estradas, que além de muito mal conservadas, cortam pequenas e grandes cidades, com uma proliferação absurda de quebra-molas e radares de velocidade. Estes quebra-molas além de retardar muito o deslocamento, representam um risco para a segurança, já que não são construídos com padrões rígidos, chegando alguns a verdadeiras montanhas, batendo na roda da bequilha da lança.

Conhecemos então a Camper, que combinava com nosso estilo de viagem, já que poderíamos chegar aos destinos, retirá-la e deixar nosso carro livre para explorar os atrativos dos arredores. Falamos mais detalhadamente sobre isso no artigo Camper – um Motorhome com jeito de Trailer.

Nossa velocidade de deslocamento melhorou muito. As viagens passaram a ser mais tranquilas no quesito segurança e direção nas estradas. As rotinas de preparação para partida, chegada e instalação nos campings, preparação para volta, ficaram infinitamente mais simples. A célula de fibra da Camper (que lhe confere um peso muito leve), foi pensada para ocupar pouco espaço e conter toda a gama de recursos necessários para as nossas exigências. Fomos então atrás de uma pick-up que vestisse bem nosso projeto. Depois de muitas pesquisas, avaliando pró e contras, definimos nosso veículo.

Hoje usamos uma pickup Frontier, 2.8 Diesel, 4×4, cabine dupla, levando nossa Camper na caçamba. Fizemos algumas alterações de fixação, para facilitar a rotina de carga e descarga da Camper. Temos instalado no interior da Camper, ar-condicionado quente e frio, geladeira de 120 litros, climatizador, fogão 2 bocas, caixa d´água de 120 litros, bomba d´água, cama de casal retrátil, mesa com 2 assentos, TV e DVD player, antena de TV aberta, banheiro completo com aquecedor a gás (botija de 5 litros) e vaso químico. A Camper é muito bem servida de janelas, proporcionando uma ótima ventilação e calefação contra o sol e frio.

Conta com uma unidade elétrica inteligente, composta de regulador e transformador de voltagem, servindo 220v para o interior da Camper, inversor 12v>220v e carregador flutuante para a bateria de serviço da Camper. Equipada com dois toldos de rápido acionamento e ampla área de ação, passíveis de receber tendas adicionais para aumentar a área de uso do conjunto.

Na foto a seguir uma das mais importantes características da Camper. O uso autônomo, liberando o carro para passeios e até pequenas viagens, mantendo sua estrutura totalmente operacional.

A dirigibilidade e agilidade do conjunto é outro fator preponderante na escolha. Com um veículo leve podemos investir em conhecer lugares que o trailer ou motorhomes maiores e mais pesados não chegariam ou seriam muito exigidos. A tração 4×4 ainda fornece recursos extras para vencer pequenos desafios adicionais. Muitas são as perguntas com relação à dirigibilidade, com a Camper instalada. O que, de fato, muda é o centro de gravidade, que fica mais alto. Isso implica num maior cuidado em curvas, já que o balanço lateral é mais intenso. O reforço da suspensão traseira deixa o veículo um pouco duro, mas faz parte. Não é possível ter um veículo forte para suportar 800 quilos e ainda macio. Alguma coisa precisa ser deixada de lado em nome da liberdade. Quer saber mais um pouco sobre a experiência de dirigir com a Camper? Me liga (2199770-6446) ou manda um e-mail: nasestradasdoplaneta@gmail.com. Terei muito prazer em tirar todas as suas dúvidas.

“Nós adoramos viajar. Entendemos que uma viagem é um portal para novas experiências, sejam elas culturais, emotivas, recreativas.

A imagem da estrada e seu movimento em direção ao novo
representa muito bem nosso atual momento de vida. Escrever sobre nossas viagens, registrando através de nossos olhos cada momento vivido, é muito gratificante.

O zelo na preservação dos relatos e das imagens, como de fato aconteceram, em seu devido espaço de tempo, nos permite reviver com muita facilidade aqueles instantes. Por 14 anos, registramos nossas viagens no blog (turislogia.com.br).
Agora, estamos levando nossa casa conosco. Vamos conhecer o país e assim que possível sairemos para novas fronteiras, sem pressa, sem data de retorno definida.”

Close